Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Slogan's - trompe l'oeil

Gravura

ID: MusA-422

Medidas:
46 cm;27 cm (altura;largura) Litografia offset, impressão a 4 cores sobre chapa de alumínio (técnica)
Descrição:
Lata de conserva fechada e decorada com vários slogan´s dos anos 70. Emília Nadal desenhou embalagens de produtos com sátiras e críticas à sociedade de consumo, à cultura e à política.
Neste caso específico, trata-se de uma lata de conserva desenhada sobre folha de alumínio, ao estilo pop art, com o rótulo fragmentado em vários pedaços. Cada um contém um apelo através de um slogan conhecido da década de 70, que aborda questões internacionais como a ecologia, o alargamento do comunismo e a guerra fria.
A colocação da lata permite visualizar a palavra "Slogan's" escrita na borda superior, a letras amarelas, delineadas a vermelhas.
Aleatoriamente colocadas na lata podem ler-se frases como "SAUVONS LA MER"; "EL PUEBLO UNIDO JAMÁS SERÁS VENCIDO"; MAKE LOVE NOT WAR"; LOOK NOW! AND SMILE! VEJA"  entre outros. Para reforçar a mensagem transmitida pelas frases a autora envolve-as de desenhos representativos conferindo-lhes maior simbologia. À palavra MER pintada de azul, emerge-a sobre a ondulação da água, ao "Smile" vermelho acompanha-o de uns lábios sorridentes, ao LOVE de uma enorme margarida e à palavra WAR branca envolve-a de uma nuvem explosiva. Ao centro da gravura desenham-se uns dedos com unhas compridas pintadas de vermelho. Escondida por baixo está uma boca aberta sorridente que deixa entrever uns dentes brancos.

Related people Emília Nadal (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info