Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Xilogravura

Gravura

ID: MusA-453

Medidas:
76 cm;57 cm (altura;largura) Xilogravura a 1 cor (técnica)
Descrição:
Gravura, colorida em vermelho cadmium light e branco, com motivos figurativos profundamente tribais e rudimentares. Emoldurada a vermelho, o fundo é mesclado a vermelho e a traços brancos, semelhante a uma trama de palha. Há um confronto visual entre duas mulheres nuas, ambas de pé, interrompido por um homem também despido. O autor acentua as formas voluptuosas das mulheres, bem como revela algum grau de pormenorização na representação do órgão genital do homem, quando comparado com a rudimentaridade do resto da obra.
As figuras humanas cobrem a altura da gravura, delineadas a branco e saturadas a vermelho. Ambas as mulheres têm caras de pássaros, sem narizes e com bicos compridos a substituir os lábios. Os cabelos formam uma crista ondulada, iniciada no topo do crânio e finalizada junto ao pescoço. Sem braços, apresentam uma fisionomia semelhante à representada na gravura UA-ML-G-82.
A mulher desenhada na metade esquerda da gravura está de perfil, virada para a direita, perna direita ligeiramente fletida e nádega direita exageradamente proeminente. Tem o braço direito do homem envolto sobre o ombro esquerdo com o antebraço caindo até meio das costas.
A segunda mulher desenhada na metade direita da gravura olha para a esquerda, tendo o corpo uma colocação frontal. Ancas desenvolvidas e pernas robustas, seios pequenos e mamilos bem contornados. Ela tem o corpo semelhante a um pino de bowling. 
O homem nu encontra-se de frente, colocado ao centro da gravura, mantendo uma atitude dominante relativamente às duas mulheres.
O rosto é semelhante a uma máscara de guerreiro africano, onde sobressaem dois longos chifres afiados.
As orelhas separadas do rosto enquadram-no, desde a linha da testa até ao queixo. Os olhos são redondos, a cana do nariz é representada através de dois traços grossos e retos, paralelos entre si, os quais terminam com duas asas largas e a boca rasgada deixa entrever os dentes, num sorriso ameaçador. A mão esquerda está escondida por detrás das nádegas da mulher. Apesar da centralidade do macho há uma ridicularização no seu papel. Quando numa primeira abordagem assume um papel másculo, rodeado por fêmeas, é contudo representado com um sexo insignificante e subdesenvolvido, centralizado na gravura.

Related people Hein Semke (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info