Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-471

Medidas:
76 cm;56 cm (altura;largura) Técnica mista a 3 cores (técnica)
Descrição:
Gravura rosa seco, constituída por dois andares, cada um composto por uma sequência de retângulos verticais colocados contiguamente uns em relação aos outros.
No primeiro andar há três retângulos. O retângulo central destaca-se. Tem por base uma tonalidade branco/ocre e tem pintado no seu interior uma mancha difusa que se eleva a partir de uma pequena esfera. Cada retângulo lateral contêm duas esferas posicionadas verticalmente: uma mais pequena suspensa acima da maior.
No andar térreo há a repetição de um padrão de cinco retângulos verticais, todos encimados por círculos rosa escuro, rudimentares e intervalados entre si. Todos os retângulos à exceção do retângulo central, têm representado no seu interior uma sombra humana turva, cuja altura ocupa cerca de dois terços da área em questão. Todas as figuras estão de pé sobre um degrau.  O retângulo central destaca-se dos restantes pela sua coloração branca e preta e pela representação frontal, de um corpo masculino, nu, ventre proeminente, braços pressionado junto às ancas, pernas e pés um pouco afastados. O corpo está encapsulado no retângulo, não sendo possível ver nem os ombros, nem o pescoço. Acompanham desde os joelhos até às axilas uma linha vertical  feita de bolhas negras de tamanhos diversificados. Sobre o topo do retângulo central parece ter sido posto a cabeça decapitada. De facto, não se distinguem linhas do rosto mas uma sombra semelhante ao cabelo. De cada lado da mesma, surgem bolhas brancas que se elevam em direção ao primeiro andar, mesmo por baixo do retângulo de tonalidade branco/ocre. A separar os dois andares o artista traçou uma linha horizontal grossa, rosa escuro, semelhante a um cano, o qual apresenta uma junção central.

Related people DACOS (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info