Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-557

Medidas:
57 cm;38 cm;38 cm (altura;largura;largura) Litografia (técnica)
Descrição:
Bairro com vista para o rio. A partir de um ponto elevado avista-se, em primeiro plano, um conjunto de pracetas, distribuídas em socalcos, ladeadas por um edificado denso. Em segundo plano, espraia-se o rio, demarcado por uma nesga de terra, que se prolonga horizontalmente em toda a extensão da gravura. Segue-se, o céu, para além do horizonte, marcado por um bando de pássaros.
A gravura é graficamente “abusada” na metade inferior e libertada superiormente. O edificado concentra-se na metade inferior, criando-se uma atmosfera quase familiar. Cada praceta é ladeada por casas e gradeamentos baixos, que dão acesso a escadarias. Uma árvore nua, altas e estreita, com ramificações denteadas e viradas para cima, ornamenta o centro de cada praceta. Á direita, avista-se parcialmente, o edifício de uma igreja. A torre dá equilíbrio à composição, acabando por se assemelhar verticalmente com a árvore, a qual mantém visualmente diferenças relativamente aos outros elementos figurativos, todos eles posicionados inferiormente.
As casas ocupam o lado esquerdo da gravura, separadas da igreja pelas pracetas e pelo adro que é parcialmente visível. Todas elas têm janelas com aventais quadrangulares, algumas com varandins, outras com portas. Em algumas sobressaem o estampado dos azulejos azuis.
Avistam-se também os telhados adornados com os padrões rendilhados das telhas. Superiormente desenhados à esquerda, junto ao rio, há sinais da proximidade de um porto de mar. Três gruas estão desenhadas e, já dentro de água, dois barcos velejam.

Related people Carlos Botelho (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info