Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

O jardim das delícias

Gravura

ID: MusA-609

Medidas:
55 cm;76 cm (altura;largura) Água-forte e água-tinta a 5 cores (técnica)
Descrição:
Cenário romântico decorrido num jardim, decorado por uma fonte monumental. Em primeiro plano, afastados um do outro, repousam dois obeliscos, sobre o solo malhado horizontalmente a castanho, laranja e verde água. Estes balizam a entrada para um jardim com uma fonte que constitui o elemento central, visualmente monopolizador do cenário. À semelhança do fontanário da gravura UA-ML-G-186, esta última afirma-se em estilo arte nova, decorado com conchas em formato de leque, distribuídos por dois andares. A cobertura da fonte culmina com uma estátua de um homem, em pé, trajado de centurião romano, erguendo o rosto e a mão em jeito de aclamação. A água sai em jatos verticais no centro térreo da fonte.
De ambos os lados do fontanário, um casal de fidalgo, encontram-se de pé. O casal da esquerda mantém-se separado, de perfil, frente a frente. O homem traja de verde e segura verticalmente uma bengala na mão direita. A mulher, de vestido comprido vermelho, sem mangas, está sentada, suspensa. O casal da direita abraça-se. O homem de casaco comprido vermelho enlaça a mulher, cobrindo-a. Esta tem apenas visível a cabeça e o vestido comprido laranja.
Em terceiro plano vislumbra-se o contorno castanho-escuro de um bosque com árvores pontiagudas.
Na parte superior da gravura foram estampadas formas de pássaros de cor-de-laranja delineadas a castanho, as quais sobressaem do fundo verde água. Outro dos elementos decorativos colocados em cada extremidade da gravura foram folhas e vasos com árvores frutícolas plantados, de copa arredondada. 

Related people João Hogan (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info