Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-718

Medidas:
70 cm;50 cm (altura;largura)
Descrição:
Alfabeto escrito em letra de máquina, tonalizado em ocre dourado com sobreposição de uma numeração prateada sequencial até ao algarismo 35.
Na metade superior da gravura há uma concentração elevada de grafismos. Começam contudo a ganhar algum folgo pelo afastamento entre linhas que ocorre na metade inferior da obra.
No topo da serigrafia, desenham-se alinhadas, as letras de “A” a “L”. Sobrepostos, enumeram-se os algarismos de 1 a 10.
Na segunda linha, o alfabeto continua na letra “M” e suspende-se em “U”. A sequência de números sobrepostos continua no 11 chegando ao 17.
Na terceira linha o alfabeto termina para recomeçar novamente. A primeira letra desenhada é o “V” transitando a meio para um novo alfabeto. O fim da linha termina em “F”. Conta-se desde o 18 até ao 23.
É possível soletrar na quarta linha a sequência de grafismos a partir do “G” até ao “O” e enumerar sequencialmente desde o algarismo 24 até ao 28.
A partir da quinta linha verifica-se um maior afastamento e despreendimento quer de números quer de algarismos
O 35 está escrito na sexta linha conjuntamente com o 33 e o 34, ambos sobrepostos à terceira repetição de alfabeto que se inicia no “A” e termina no “G”.
A oitava e última linha é composta por três letras espaçadas entre si semelhantes a um “O”, um “P” e um “O”. Esta sequência termina seguidamente com uma mancha prateada em forma de ponto.

Related people Emerenciano Rodrigues (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info