Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/Título

Gravura

ID: MusA-747

Medidas:
75 cm;60 cm (altura;largura) Papel (suporte)
Serigrafia (técnica)
Descrição:
Representação de um conjunto de moliceiros atracados, em fila, no Canal Central da cidade de Aveiro. As embarcações centralizam a peça conferindo-lhe um ambiente veneziano, com os coloridos intensos dos cascos, refletidos nas águas paradas do canal. 
O moliceiro que se adianta vira ligeiramente a proa para a esquerda, elegante e altiva. Encontra-se preso por uma corda preta, a um vara riscada de branco e vermelho, mergulhada na água.
Avista-se o seu interior de madeira, constituído por vários degraus, os quais afunilam no castelo da ré. Ao centro do estrado um mastro grosso eleva-se para o céu. Uma vela branca está presa junto ao mastro, À semelhança de todos os outros barcos. O amarelo dourado do corpo do moliceiro contrasta com a proa branca, delineada a vermelho e decorada de motivos característicos.
Por detrás deste, inicia-se uma fila com outros moliceiros, todos eles de mastros erguidos e velas baixas. Para além do casco amarelo somente se destaca o casco vermelho do moliceiro à esquerda. Os restantes, mais afastados, são tonalizados por um cinzento brumoso.
Em segundo plano avista-se, em tonalidades mais diluidas, um outro conjunto de moliceiros junto à Ponte da Rotunda verdejante do Canal Central, bem como o edifício do Hotel Aveiro Palace e a Capitania. 

Related people António Neves (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info