Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Violino de tamanho de 4/4

Cordofone

ID: MusA-789
Data:
2008 (fabrico)
Medidas:
59 cm;32.5 cm (comprimento;comprimento da corda)
Inf. tecnica:
Madeiras de ácer, pinho dos Alpes, e ébano.;Madeira.;Fundo inteiro, ilhargas e braço em ácer, tampo em Pinho dos Alpes, escala em ébano. Verniz à base de óleo de linhaça com resina de âmbar.;SOL - RÉ - LÁ - MI
Descrição:
Cordofone de arco com quatro cordas simples, afinadas em intervalos de quintas, o violino teve origem nos inícios do séc. XVI. As suas características estruturais e acústicas provêm de antecessores tocados a arcos, como a rebeca (de origem árabe), o crwth, do País de Gales e, mais proximamente, da lira de braccio, de origem italiana. Nos anos setenta o violino possui já forma definitiva.
É somente no início do séc. XIX que este violino, conhecido como violino barroco, sofre modificações estruturais com reflexo na qualidade do som. Este “novo” violino é chamado ”moderno”.
O braço, agora fixado por entalhe, é mais alongado e inclinado atrás, o que leva ao aumento da altura do cavalete e, consequentemente, ao aumento do comprimento da corda e do ângulo que esta forma com o cavalete.
Pela análise da lei das cordas, conclui-se que estes dois aumentos levam ao aumento de pressão do cavalete sobre o tampo harmónico e, para o reforçar, é aumentada a altura e o comprimento da barra harmónica (peça em madeira, colada no interior do tampo, no sentido longitudinal, situada debaixo do pé direito do cavalete).
O violino possui uma alma, pequeno cilindro de madeira colocado à pressão entre o tampo e o fundo, ligeiramente abaixo do pé esquerdo do cavalete, que tem uma função acústica, fundamental no som do violino, e outra, resistente, pois funciona como uma escora do tampo harmónico.
 
A história dos instrumentos musicais regista dois famosos violinos, que merecem aqui uma pequena nota. Um desses violinos é o “Messias”, construído por Antonio Stradivarius (1644-1737), em Cremona (Itália), no ano de 1716 – hoje património do Museu Ashmolean – Oxford (Inglaterra). O outro é do violeiro italiano Joseph Guarnerius “del Gesu” (1698-1745), construído no ano de 1742, tendo sido o instrumento querido do violinista Nicolau Paganini (1782-1840), doado por este à Câmara Municipal de Génova (Palácio Tursi), sua terra natal.
História/origem:
​Construído em 2008 por Joaquim Domingos Capela em homenagem a Albert Einstein.
Related people Eng. Joaquim Domingos Capela (violeiro)
Related places S. Felix da Marinha (centro de fabrico)

Collections
Instrumentos musicais

+info