Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Bandola

Cordofone

ID: MusA-806
Data:
2011 (fabrico)
Medidas:
77 cm;46 cm (comprimento;comprimento da corda)
Inf. tecnica:
Madeiras de pau-santo, pinho dos Alpes, cedro brasileiro e ébano.;Madeira.;Fundo e ilhargas em pau-santo, tampo em pinho dos Alpes, braço em cedro brasileiro, escala em ébano. Verniz de poliuretano.;SOL - RÉ - LÁ - MI
Descrição:
É um cordofone tocado com plectro, montado com quatro ordens duplas (4X2=8 cordas), Sol, Ré, Lá, Mi, das graves para as agudas, afinadas em intervalos de quinta, e desempenha a função de “tenor” na família do bandolim. Tem uma morfologia semelhante à do bandolim com fundo plano e um comprimento de corda da ordem de 44-46 cm.
É inspirado na “mandola” italiana, com o fundo abaulado, sendo por vezes designada por “octava mandola” por afinar uma oitava abaixo do bandolim. Deve a sua divulgação ao aparecimento de quartetos e orquestras de bandolins nas terras italianas.
O termo “mandola” tem origem no Séc. XVI, tendo o instrumento correspondente sofrido evoluções na forma e no encordoamento, dando origem à mandola e ao mandolim lombardo (por vezes chamado milanês) com seis ordens duplas (6x2= 12 cordas), de tripa, tocadas com os dedos.
Só por volta de 1740 aparece o “mandolim napolitano”, montado com oito cordas de aço, tocadas com plectro, e de onde vem o nosso bandolim, que desempenha a função de “soprano” na própria família.
 
História/origem:
Construído em 2011 por Joaquim Domingos Capela em homenagem à  Dr.ª Josefina de Medeiros.
Related people Eng. Joaquim Domingos Capela (violeiro)
Related places S. Felix da Marinha (centro de fabrico)

Collections
Instrumentos musicais

+info