Manuel Ribeiro de Paiva

About
Manuel Ribeiro de Paiva, pintor das gentes do Alentejo, nasceu em Pavia a 19 de março de 1907.
Como ilustrador exerceu influência determinante na modernidade das artes gráficas portuguesas, quer através de capas, quer de inúmeras ilustrações que realizou para escritores seus contemporâneos. Os desenhos, gravuras e projetos para murais constituem um espólio inconfundível. Participou nas Exposições Gerais de Artes Plásticas, na Exposição dos Modernos Gravadores Portugueses (Galeria de Artes e Letras, 1995) e na Exposição Gravura Portuguesa (Pórtico, 1956). Em 1950, a Editorial Inquérito publica um álbum com 15 desenhos de nome “Líricas”, com um texto de José Gomes Ferreira.
Faleceu a 19 de março de 1957, no seu quarto-atelier numa pensão na Rua Bernardim Ribeiro. O artista encontra-se sepultado no cemitério da vila de Pavia, tendo a pedra da sua campa gravado um desenho seu - Planície - homenagem dos seus conterrâneos.
Ref. bib.
http://www.cm-mora.pt/pt/site-visitar/pavia-malarranha/Paginas/Casa-Museu-Manuel-Ribeiro-de-Pavia.aspx | https://almanaquesilva.wordpress.com/manuel-ribeiro-de-pavia/