Thomaz de Mello

About
Pintor, desenhador, decorador e artista gráfico, Thomaz José de Mello nasceu no Rio de Janeiro, em Agosto de 1906.
Residiu grande parte da sua vida em Portugal – desde os anos 20 –, com grande participação na pintura portuguesa, integrante da ala modernista. Discípulo de Miguel Angelo Lupi e da Escola de Belas Artes de Lisboa figura em diversas exposições do Grémio Artístico e da Sociedade Nacional de Belas-Artes. Tornou-se um pintor marinhista e paisagista, sendo conhecido pelos românticos aspetos de Sintra.
Até à década de 30, foram várias as publicações que incluíram caricaturas assinadas por Tom, de que se destacam A Voz (ainda na década anterior) e O Papagaio.
Em 1932, conjuntamente com António Pedro, fundou a primeira galeria de arte moderna em Lisboa, a UP.
Na sua longa carreira, apresentou mais de 50 exposições individuais, tendo realizado mais de 40 tapeçarias.
Como decorador, participou da montagem de pavilhões portugueses em exposições internacionais, integrando o grupo de pintores-decoradores do SNI (Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo) - sucessor, desde 1944, do SPN (Secretariado de Propaganda Nacional), criado em 1933 (por António Ferro).
Distinguido e premiado com o Prémio Francisco d’Holanda em 1945, e com o prémio de Melhor Artista Estrangeiro no Salão de Lisboa em 1947, Tom é uma referência na pintura em Portugal.