Maria Gabriel

About
Maria Gabriel é o nome artístico de Maria de Lourdes Soares Gabriel Rainha e Pereira que nasceu em outubro de 1937, em Lisboa. É uma artista plástica, pintora e gravadora portuguesa.
No ano de 1959 iniciou a sua atividade como pintora e gravadora em 1959, com orientação do pintor José Augusto (1922- 2005), com quem se casou.
Entre 1967 e 1968 frequenta os cursos de gravura artística na Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses com Alice Jorge e João Hogan. Em 1969 obtém uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para desenvolver a técnica de talhe doce na gravura em madeira.
Em 1972 parte para Hamburgo onde estagia por vários períodos na Hochshule für Bildende Kunst com os professores Almir Mavignier, Peter Paul e Rainer Oehms. Regressa a Portugal após o 25 de Abril de 1974, e volta a Hamburgo para concluir o estágio.
Realiza a sua primeira exposição individual em 1968, na Junta de Turismo Costa do Sol, no Estoril. Em 1973 realiza uma exposição na Galeria Opinião, em Lisboa, e em seguida na Galeria S. Francisco com texto de apresentação de Fernando Azevedo e, no ano seguinte, na Mini Galeria, no Porto, com texto de apresentação de Ernesto de Sousa.
Como pintora, a sua obra começou a adquirir características pessoais relevantes a partir dos anos setenta. As suas pinturas de figuras geométricas e orgânicas confrontam-se em fundos lisos, como se fossem panos de fundo ou o palco de um teatro. Esta cenografia acentua a narrativa das figuras abstratas que se socorrem de signos da banda desenhada. Não é de admirar que Maria Gabriel dedique uma grande parte da sua atividade à ilustração e arranjo gráfico da literatura infantil.
Recebeu várias bolsas de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian que contribuíram para desenvolver o seu percurso artístico. Maria Gabriel recebeu, entre 1987 e 1989, uma bolsa de investigação na área das artes plásticas do Fundo Fomento Cultural para desenvolver o tema sobre os textos da História Trágico-Marítima. Expõe as pinturas na Fundação Oriente, em Macau e Hong Kong, e realiza a exposição "100 Obras" sobre o mesmo tema na Sociedade Nacional de Belas-Artes.
Entre 1974 e 1976 lecionou cursos de gravura na Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses. Em 1976 escreve de parceria com a pintora Alice Jorge o manual "Técnicas de Gravura Artística", publicado, apenas em 1986, pela Editora Livros Horizonte, único livro especializado em língua portuguesa.
Entre 1962 e 2012 já participou em mais de cem exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro. Destacam-se as representações em bienais internacionais de gravura. Membro dos Corpos Diretivos da Sociedade Nacional de Belas-Artes desde 1977, Maria Gabriel é uma artista ativa e tem vindo a organizar diversas exposições.