Francis Brichet

About
Francis Brichet nasceu em Binche, Belgique em 1948.
A obra pintada de Francis BRICHET revela uma viagem interior que mergulha as suas origens mais profundas no subconsciente para criar um universo estranho, em fronteiras do sonho e do pesadelo, povoadas de formas, sombras ou seres enigmáticos que se confrontam, fundem ou ignoram, entre o crepúsculo e a luz. Nesta região do país interior, ergue-se, a cada passo, símbolos, enigmas para decifrar, assim como pistas a seguir para penetrar no universo deste visionário destroçado, cheio de ternura e de angústia enterrada. Próximo do movimento surrealista internacional " Phases", ele sempre manteve no entanto uma independência intelectual completa que abre num cromatismo refinado baseado numa tecnologia comprovada.
Envolvido, muito jovem, nas correntes tumultuosas surrealistas “Louviérois”, ele foi, depois de brilhantes estudos, diplomado do curso superior de gravura e do curso superior em pintura decorativa e monumental da Académie Royale des Beaux-Arts de Bruxelles. Trabalhou nessa academia como assistente de Claude Lyr, na arte da gravura, e mais tarde com John Ransy, em pintura decorativa e monumental. Irá ele próprio, entre 1978 até 2003, ser docente e chefe da oficina do curso superior em gravura.
Organizou muitas exposições individuais tanto na Bélgica como no estrangeiro, e participou em várias exposições coletivas. Muitos prêmios lhe foram atribuídos, nomeadamente: “Lauréat du Grand Prix international de Peinture à Luxembourg” (1974), “Lauréat du Grand Prix « Noir et Blanc » du Rotary Club de Bruxelles” (1976) e “Prix de l’Oeuvre Nationale des Beaux-Arts” (2011).
Morre a 18 Janeiro 2013 em De Panne, na Bélgica.