Pedro Anjos Teixeira

About
Pedro Augusto dos Anjos Teixeira, filho do escultor Artur Anjos Teixeira, nasceu em Paris, a 11 de maio de 1908. Regressou a Portugal com o início da I Guerra Mundial. Contacta com a escultura com 16 anos trabalhando com o pai, mas será só com 27 anos que iniciará oficialmente sua carreira. Em 1948, conclui o Curso Superior de Escultura, nas Belas-Artes de Lisboa. Nesta altura possui um ateliê em Lisboa e expõe com regularidade na Sociedade Nacional de Belas-Artes. É agraciado com vários prémios, nomeadamente Medalha de Honra em Escultura e 2ª Medalha em Desenho e ainda como 1º e 2º Prémios Soares dos Reis e com o Prémio Rocha Cabral.
Aos anos 50 de idade frequenta o Curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras de Lisboa e, posteriormente, vem a lecionar Modelação e Desenho na Escola António Arroio, entre outras. Entretanto, defensor dos ideais neo-realistas, mostra, na sua obra o que pensa da arte e do seu papel social, o que lhe traz problemas com o regime e, devido a isso, fica durante meses sem trabalho.
Consequentemente, a sua situação financeira agrava-se obrigando-o a aceitar um lugar de docente na Academia de Belas-Artes da Madeira. Viverá na ilha da Madeira durante 21 anos.
Na década de 80 regressa a Sintra e passa a residir no espaço que é hoje o Museu Anjos Teixeira, dinamizando também um espaço de atelier. Aí falecerá com88 anos, a 20 de março de 1997.