Xico Lucena

About
Nasceu em Olsberg, na Alemanha Ocidental a 14 de Outubro de 1966 e veio para Portugal com apenas um ano de idade. Em 1983 começa a esculpir em Granito que combina frequentemente com ferro, madeira e outros materiais, tendo como companhia de atelier e mestre, o falecido escultor José Moreira. Os Cristos em granito, estilizados, foram, na década de 1990, as peças que deram maior notoriedade a este escultor, sendo que um deles se encontra exposto no Vaticano.
Participou em várias exposições coletivas e certames internacionais de escultura em Portugal, Espanha, Luxemburgo, Suíça e Noruega. Participou em diversas exposições individuais, entre as quais: “Escultura Urbana” em Loures; Salão Internacional de Artes Plásticas em S. João da Madeira; “Arte no Morrazo - XV Colectiva de Pintura e Escultura” em Cangas, Espanha; Exposição coletiva de Stavanger na Noruega; Galeria da Biblioteca Municipal Macedo Pinto em Tabuaço; Exposição Itinerante Individual de Escultura Urbana na Maia, e ainda em cidades como Lamego, Meda, Celorico, Arouca, Penafiel e Porto.
Foi distinguido em 2007 com o 1º Prémio de Escultura no XII Certame de Cangas, em Espanha.
São passíveis de serem apreciadas obras suas no Museu do Vaticano em Itália; nas Câmaras Municipais de Jacou em Montpellier (França), Em Paúl na Ilha de Cabo Verde, em Ílhavo, em Castro Daire, em Vila Nova de Paiva, em Sernancelhe, em Águeda, em Moimenta da Beira, em Vila Pouca de Aguiar, em Lamego, no Peso da Régua; na Casa da Beira Alta e na Casa de Viseu (Rio de Janeiro), Brasil; no Hospital Distrital de Viseu; no Centro de Artes de Sernancelhe, em Câmara de Lobos na Ilha da Madeira, em Vila Pouca de Aguiar, em Vila Verde, em Morges na Suíça, em Brilon na Alemanha, em Coimbra, em Santiago de Compostela e na Universidade de Aveiro.
Trabalha atualmente em Sernancelhe, entre Avelãzeiras e Penedos das Terras do Demo.