Artur Bual

About
Artur Bual nasceu em Lisboa em 1926 e faleceu na Amadora em 1999. Estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio e inicia em 1947 a sua carreira pública de pintor, inicialmente paisagista. Será ainda escultor e ceramista. Participa como tal nas exposições gerais de artes plásticas da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), mas em 1954 está já representado no 1º Salão de Arte Abstrata da Galeria de março, embora de modo incipiente.
Um salto qualitativo surge por ocasião da sua participação na 1ª Retrospetiva da Pintura não Figurativa Portuguesa, na Associação de Estudantes da Universidade de Lisboa, em 1958. Toma então conhecimento da pintura gestual, que logo passa a praticar, obtendo sucesso com o seu quadro intitulado Fuga, que apresentou no Salão de Outono da SNBA, elogiado e reproduzido num artigo de José-Augusto França no Diário de Notícias. A este sucesso segue-se a premiação no 1º Salão dos Novíssimos, em 1959.
O sentido cromático do artista manifesta-se principalmente no jogo de valores luminosos, dentro de tons cinzentos e acastanhados. Esta recuperação do cromatismo tonal leva-o a procurar homenagear Columbano. E não tarda que o artista aproveite equívocos do neofigurativismo para que o seu claro-escuro vá ao encontro do conservadorismo do gosto dominante. Mas, pintor por instinto, Artur Bual consegue por vezes atingir uma tensão dramática nesse claro-escuro e uma violência de forma no gestualismo, integrando-se assim na tendência expressionista, que é a que melhor se coaduna com o seu temperamento.
Cabendo-lhe o mérito de se encontrar entre os primeiros pintores gestuais, com reconhecimento público, em Portugal e, como tal, apoiado pela crítica vanguardista, Artur Bual não se mantém coerente nesta tendência abstracionista, preferindo a espetacularidade imediata, em quadros de grandes dimensões, acumulativos no traçado e teatrais na figuração.
Ref. bib.
Biografia retirada de ISBN 00000086170