Manuel Patinha

About
Manuel Patinha nasceu em 1949 em Póvoa de Sta Iria.
Estudou na Escola Industrial de Vila Franca de Xira, tendo entrado seguidamente para a marinha portuguesa. Viajou por toda a Europa, América e África. Depois de sofrer um grave acidente foi viver para Madrid, onde pintou aguarelas.
Autodidata, colaborou ativamente com Cruzeiro Seixas entre os anos setenta e oitenta. No final dos anos oitenta definitivamente alojados em Naron (Corunha), ganha um notável prestígio como pintor, escultor e gravador. Seu trabalho foi exposto em toda a Galiza e Portugal, bem como em Madrid, Barcelona, ​​França, Itália e Brasil. Está ainda presente em coleções particulares. 
Em 1971, fez a sua primeira exposição individual na sua cidade natal de Póvoa de Santa Iria.
Em 1973 participa no Salão de Primavera do Estoril, e no Salon d'Automne, na mesma cidade. Desde então concretizou quase quarenta exposições individuais e mais de cem coletivas, em Portugal e Espanha.
Patinha participa em edições VII, VIII e X Máximo Gravura Prêmio Ramos, em Ferrol, e faz parte do júri na nona e décima primeira edição, em 1993. Em 1997, ele obteve o primeiro prémio no "Artes plásticas Certame Cidade de Lugo na categoria de  Escultura". Em 1999, a Casa da Parra, decorrido em Santiago de Compostela, dedicou-lhe uma exposição individual, e a Universidade da Coruña publicou o livro "Patinha" dedicado à sua escultura.
Em 2000 Patinha realiza exposições individuais em Coruña, na Mitra, (Portugal) e na Universidade de Aveiro. Reitera, em Portugal, em 2001, em Marco de Canaveses.
A Fundação Cupertino de Miranda celebra a exposição: Retrospectiva "Manuel Patinha: ou Olhar inteligente", em Vila Nova de Famalicão, em 2005, cujos desenhos, pinturas e esculturas são da autoria de Patinha.
Em 2006, participa do "II Encontro coa e a Pintura Poesia" e no "First International Sculpture Symposium Pazo de MarinaN", realizado no Pazo de MarinaN. O Museu Provincial de Lugo celebra a exposição "Manuel Patinha, processo de alma."
Em 2007 participa do "II Simpósio de Escultura Granito los Penafiel" em Portugal.
O Conselho de Ferrol dedica uma exposição retrospectiva, "Manuel Patinha: 20 anos de escultura" no Centro Cultural Torrente Ballester, entre Outubro e Dezembro de 2009.
Em 2010, participa da "Idade de Ouro tributo AO vinho", realizada no Museu do Vinho Bairrada em Anadia, ao lado de obras de Cruzeiro Seixas, Ana Cristina Leite, Duarte Vitória e Sobral Centeno.
Em 2011, o livro "Catálogo do património artístico da Coruña County Council", que incluem cinco obras de Manuel Patinha publicados. O Conselho da Coruña organizou a exposição itinerante "Arte na Província: criação Espazo e II", que contém uma obra de Manuel Patinha.
2012, O Salão de Exposições da Deputação Provincial de Ourense hospeda os "Suave e preciso" esculturas Manuel Patinha exibidas.
A Catedral de Santiago de Compostela escultura recebe "800", de Manuel Patinha, peça que comemora o 800 º aniversário da consagração da Catedral de Santiago.
Em Março de 2013, Manuel Patinha participa no "I Simpósio Internacional de Escultura" em Vale de Cambra, (Portugal).