Jeremias Bandarra

About
JEREMIAS Ferreira BANDARRA nasceu em Aveiro, a 30 de Janeiro de 1936. Tirou o curso Geral do Comércio. Iniciou a sua atividade artística fazendo ilustração em jornais, livros, revistas e cartazes. Foi discípulo do pintor Porfírio de Abreu. No Conservatório Regional de Aveiro frequentou cursos de atelier-livre de pintura e cerâmica.
É um dos sócios-fundadores da Associação Círculo Experimental de Artistas Plásticos e também um dos sócios fundadores do Grupo AVEIROArte conjuntamente com artistas plásticos florescentes da década de 70 como Artur Fino, o Gaspar Albino, Vasco Branco, Lúcia Seabra e Milú Sardinha. Inconformado por natureza, complementou a partir do início de 2000, a sua tradicional faceta figurativa e simbolista, desafiando-se a si próprio, trabalhando o género “abstrato geométrico”. Marc Chagall e Paul Klee são dois mestres que influenciam as suas obras. O primeiro pela poesia impregnada nas suas composições e o segundo pela sua geometria. A técnica de ambos, a distribuição no espaço, a harmonia das formas e das cores são critérios que Jeremias Bandarra traduz para a tela.
“A arte não reproduz o que é visível, torna-a visível — diz o próprio- depois como sempre acontece, vamos deixando todo o tipo de influências, deixadas pelos mestres e a caminhar pelos nossos próprios meios, descobrindo, naturalmente, a nossa identidade pictórica e a expressão que nos é mais peculiar. Procuro sempre retirar do mundo quotidiano os motivos e as formas poéticas que lhe são inerentes e tratá-las com o gosto estético que me caracteriza. Ficaria contente se um dia a minha obra servisse como estímulo para futuras gerações.”