Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Le four à pain

Pintura

ID: MusA-90
Data:
1942 (criação)
Medidas:
46 cm;61 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
Paisagem rural algarvia onde se avista, em primeiro plano, um forno comunitário. Localizado na metade inferior direita do quadro, o forno é um elemento arquitetónico peculiar. A estrutura caiada quadrandular é delimitada por muros altos formando um pátio interior.
A entrada do forno está localizada sensivelmente à esquerda, é única, criada pela interrupção dos muros, desprotegida e estreita. Um paú grosso retorcido foi colocado na parte superior da mesma demarcando assim continuidade entre os muros. 
No vértice inferior direito da estrutura arquitetónica encontra-se o forno, em forma de campânula e encimado por uma flor de lis. No centro avista-se uma abertura negra onde é introduzido o pão para cozer. Junto ao forno e ao muro contíguo jaz uma bancada em pedra que serve de mesa de apoio, para quem coze o pão.
No vértice oposto a este, uma casa caiada está construída com a parede posterior à vista, desprovida de fenestrações. O terreno que rodeia a estrutura é árido, sem vegetação, de cor arenosa. 
Num segundo plano, em socalcos sucessivos, encontram-se aleatóriamente plantadas árvores de médio porte e arbustos. À esquerda uma elevação argilosa é encimada por dois pinheiros mansos, cujas copas verde são frondosas.
Junto à linha do horizonte, ao centro do quadro, encontra-se construído um aglomerado de casas de piso térreo de cor rosa e branco. Por detrás deste abre-se um ceú azul manchado por algumas núvens brancas e cinza escuro concentradas a partir da metade superior esquerda do quadro.
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e apaixonante e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places

Collections
Pintura

+info