Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Bizette aux Galapos

Pintura

ID: MusA-91
Data:
1944 (criação)
Medidas:
50 cm;64 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
Mulher morena em fato de banho deitada sobre a areia a apanhar sol. 
O corpo da mulher distribui-se pela diagonal direita do quadro, com as pernas orientadas para o canto inferior esquerdo e a cabeça para o canto superior direito. Descontraída, de braços abertos e joelhos juntos, erguidos e dobrados, está possivelmente a descançar visto os seus olhos manterem-se fechados.
A tonalidade da pele dá-lhe um ar mestiço. O fato de banho é composto por duas peças em tons salmão e azul. Na cabeça usa um turbante também de cor de salmão que lhe esconde o cabelo. 
A cabeça e o braço esquerdo pendem para a direita, perpendicularmente em relação ao corpo.  
A superficie onde Bizette, nome dado à mulher, está deitada assume tonalidades quentes, fundidas entre o amarelo torrado e o branco. O segundo plano abarca o topo do quadro e o canto superior esquerdo, conferindo uma noção de profundidade atravês da cor azul e de uma mancha horizontal cinzenta que ocupa a parte superior central da obra. 
A obra, à semelhança de outros quadros, nomeadamente de retratos, é vincadamente produzido a partir do predomínio da mancha. Não é possível encontrar o rigor da linha ou do contorno atravês do traço. As formas surgem pelo contraste da cor e pela sobreposição de pinceladas. 
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e apaixonante e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places

Collections
Pintura

+info