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Pastèques

Pintura

ID: MusA-92
Data:
1941 (criação)
Medidas:
54 cm;65 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
O quadro "Pastèques" (UA-HB-P-60) é revisitado na íntegra quando comparado com o quadro "Petits ânes à la foire" (UA-HB-P-51). O terceiro plano de ambas as obras apresentam semelhanças ao nível da enseada central de onde se avista uma nesga de mar que se ajusta horizontalmente à linha do horizonte. A enseada abre, ao centro, em "V", formando elevações costeiras de cada lado. A da esquerda traça um caminho por onde sobem burros e sobre o qual está construído no seu topo um edifício cúbico de cor arenosa com três orifícios a servir de janelas. Na margem direita da encosta, um olival diluído pontua os socalcos. No primeiro plano, um homem foi centralmente colocado na tela, de pé. Ele segura uma melancia. Aos seus pés jaz um monte empilhado de identica fruta, pousada no chão em terra batida. Reconhece-se também em ambos os quadros a introdução de um desses frutos abertos, deixando ver a polpa vermelha contrastante com a casca verde "garrafa".
Apesar da centralidade do elemento masculino a feira é predominantemente feminina, pois ao seu redor imperam as mulheres. À esquerda assumindo alguma passividade e em primeiro plano está sentada uma mulher de braços pousados no regaço. Encontra-se protegida por um toldo azul erguido sobre um pau alto. Em segundo plano e pousados no chão ao seu lado, encontram-se expostos bacias e bilhas de barro. Em grande plano mesmo à direita do homem, uma mulher de costas olha de perfil para ele. Esta veste o tradicional xaile de franjas pelas costas, a saia rosa abaixo dos joelhos, meias cor de telhas, lenço comprido branco seguro por um chapeu escuro de abas pequenas. Sentada à direita do homem, junto a ele, outra mulher aguarda. Tem a saia escura escondida por detrás do monte de melancias. Finalmente em segundo plano várias mulheres ornamentam a cena, figuras essas já conhecidas em outros quadros de Hélène de Beauvoir, nomeadamente no quadro "Petits ânes à la foire" (UA-HB-P-51) em que a mulher surge sentada de costas no dorso de um burro preto, já carregado de frutas em cestas amarelas, suspensas de cada lado dos flancos do animal. Na presente obra denota-se claramente tratar-se da aplicação de um caso de estudo pela duplicação do modelo.   
A feira foi um tema estudado e repetido por Hélène de Beauvoir, em várias nas telas, nomeadamente em: "Un petit âne vá à la foire" (UA-HB-P-11); "Á la foire" (UA-HB-P-13; "Le vendeur de poteries" (UA-HB-P-30); "Le vendeur de pastèques" (UA-HB-P-38); "Petits ânes à la foire" (UA-HB-P-51); e apresenta elementos pictóricos recorrentes, nomeadamente os burros, as carroças com os toldos coloridos, as bilhas bojudas e as melancias verdes.
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e apaixonante e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
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