Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Paisagem da Lousã

Pintura

ID: MusA-111
Data:
Entre 1943 e 1945 (criação)
Medidas:
36 cm;24 cm (altura;largura) Aguarela sobre papel (técnica)
Descrição:
Vista sobre a vila da Lousã. Avista-se ao centro da obra a igreja matriz. Á esquerda desta, Hélène de Beauvoir pintou em primeiro plano, o tronco esguio de um pinheiro manso que corta verticalmente a folha. No topo, a árvore termina numa copa pouco encorpada. Em segundo plano, dividindo a aguarela em duas metades, espraia-se numa faixa horizontal, a vila de casas brancas e telhados vermelhos. Bem centralizada na obra impõe-se a presença da igreja e a sua torre.
Na metade superior da aguarela, a qual coincide com o terceiro plano, impera o encadear de sequências montanhosas, conferindo assim profundidade à paisagem. 
História/origem:
A primeira Fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e apaixonante e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places Lousã (criação)

Collections
Pintura

+info