Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Pêcheurs et filets

Pintura

ID: MusA-11
Data:
1941 (criação)
Medidas:
50 cm;61 cm (altura;largura) Óleo sobre Tela (técnica)
Descrição:
Faina de pescadores, junto de barcos atracados numa praia. A cena decorre numa praia em Albufeira, a partir da qual é possível avistar, ao longe e para Este, uma enseada em forma de "Ͻ".
Em primeiro plano, os pescadores cobrem a praia com as suas redes estendidas e outros artefactos, bem como com embarcações atracadas. Á direita, um conjunto de botes encontra-se alinhado verticalmente, junto a um morro. Esta orientação pictórica assemelha-se ao quadro "Pêcheurs et filets à Albufeira" (UA-HB-P-2), o qual se localiza na mesma praia e é visível segundo o mesmo ângulo. Desta forma obtemos, em segundo plano, um "dejá-vue" do povoado caiado, elevado sobre uma enseada escarpada de tons rosada, bem como do azul do mar ondeante que se funde com a areia da praia. O moinho repete-se enquanto elemento pictórico recorrente em algumas obras de Hélène de Beauvoir, a citar:  "Vue générale d'Albufeira" (UA-HB-P-23); "Le vendeur de pastèques" (UA-HB-P-38); "Moulin en Algarve" (UA-HB-P-48).
Á esquerda, três barcos navegam em alto mar, dois deles com as velas brancas abertas. 
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places Albufeira (criação)

Collections
Pintura

+info