Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Oliviers et cactus

Pintura

ID: MusA-18
Data:
1942 (criação)
Medidas:
53 cm;69 cm ( ; ) Óleo sobre madeira (técnica)
Descrição:
Depressão topográfica representada a partir de um miradouro. A paisagem rural estrutura-se em dois planos, ambos tonalizados em pasteis rosados e verdes, criados a partir do predomínio da mancha.
O primeiro plano ocorre focalizado em 3 elementos pictóricos que funcionam visualmente isolados: 
1) Uma torre coincidente com o limite esquerdo da tela. Destacam-se do elemento vertical 3 orifícios escuros, alinhados também verticalmente e separados entre si.
2) Uma oliveira centralizada tem a copa alinhada para a direita. Este elemento é pintado numerosas vezes por Hélène de Beauvoir em diversas obras, concebendo-o também enquanto objeto de contemplação por estar isolado. Em "Un olivier au bord de la mer" (UA-HB-P-20), "Batteuse et charette" (UA-HB-P-26), "Oliviers au bord de la mer" (UA-HB-P-61), a oliveira surge sempre posicionada da mesma forma, com o tronco dividido em dois grossos ramos e a copa orientada para a direita. Apenas a envolvente difere. 
3) Alguns catos ilustram o canto inferior direito da tela, em tonalidades variadas de verdes. Os seus braços são longos e grossos, curvilíneos, ponteagudos e erguidos para o céu.
Num segundo plano avista-se uma extensão de paisagem contraida entre a depressão topográfica verdejante e, seguindo a mesma linha de fuga, o ondular das serranias.
A depressão é povoada pontualmente por casas caiadas e ladeada por sucalcos que se elevam, ocupados por vinhedo e arvoredo. 
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e apaixonante e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places

Collections
Pintura

+info