Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Janela I

Gravura

ID: MusA-352
Data:
1978 (criação)
Medidas:
98 cm;76 cm (altura;largura) Técnica mista a 3 cores (técnica)
Descrição:
Janela com um estore aberto até meio por onde duas mulheres olham.
Os estores ocupam metade da janela e estão semi corridos formando um padrão horizontal de tiras castanhas claras e escuras. Em cada extremos (esquerdo e direito) do estore uma tira castanha escura corta perpendicularmente o padrão listado.
Ligado inferiormente ao estore está pintada uma faixa castanha clara com formato invertido de lamina de guilhotina, cujo lado direito alarga-se relativamente ao lado esquerdo.
A metade inferior da gravura é ocupada por dois bustos femininos, um centrado, outro localizado à sua esquerda. Um rebordo castanho escuro reforça a base inferior da obra. Toma a dianteira a mulher localizada ao centro da peça. Tem colocado à sua frente um papel castanho quadrado transparente, que lhe torna a tez rosada quando comparada com a sua companheira da esquerda de pele pálida. O canto superior direito do papel rosado está dobrado.
As mulheres assumem uma geminação na postura, na indumentária e na frontalidade do semblante. O cabelo farto, é escuro e curto, terminando ao nível do pescoço. Uma linha clara desce verticalmente ao meio da cabeça até à testa deixando-a limpa de cabelos. Os rostos alongados são sensivelmente semelhantes: olhares fixos e frontais, lábios cerrados, testas pequenas descobertas, orelhas tapadas pelo cabelo, sobrancelhas a acompanhar o comprimento do olho. 
Ambos os rostos estão superpigmentados em zonas de sombras impedindo a apreciação do rigor no traço e conferindo um aspeto "ruidoso" à composição.
Encontram-se vestidas com um pulôver de bico, às riscas estreitas horizontais,
pondo a descoberto o pescoço. A camisa é ao estilo "ano 70", com o colarinho de pontas largas e compridas.
Ambas as mulheres usam um avental quadrangular de peitilho, seguro por dois fios que prendem ao pescoço. O braço esquerdo da mulher localizada ao centra da obra está erguido e dobrado para baixo, em ângulo reto. De manga arregaçada vê-se um pouco do braço nu com a camisa dobrada sobreposta ao pulôver.

Related people Matilde Marçal (autor)
Related places Zona Técnica Central - Museu (repositório)

Collections
Gravura

+info