Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Concerto para a Ilha Terceira

Gravura

ID: MusA-357
Data:
1977 (criação)
Medidas:
75 cm;105 cm (altura;largura) Água-forte, água-tinta e textura de verniz mole a 3 cores (técnica)
Descrição:
Móvel de madeira semelhante a uma secretária sem tampo, com abertura dianteira onde se encontra arrumado, horizontalmente, um trompete. A sustentar o móvel encontra-se um módulo retângular de madeira.
O móvel é quase quadrangular, de cor castanho escuro e de estilo neoclássico. Lateralmente, tem colunas que sustentam capitéis decorados com folhas de acanto.  A cornija tem uma barra adornada por uma sequência de pequenas circunferências circundadas a castanho mais escuro.
O interior do móvel, é negro. Aí encontra-se, elevado em posição horizontal, um trompete e na base do móvel vislumbram-se algumas sombras que fazem lembrar vagamente uma cruz. O instrumento musical tem visível, a sombreado, as diversas partes como: o bocal, a campana para projeção de som, as bombas, e de forma mais definida, com tonalidade dourada polida: os pistões e os tubos com molas.
O módulo retângular de madeira encontra-se sob o móvel acompanhando-o em todo o seu comprimento. Dividido uniformemente em seis secções, cada uma delas é ocupada por um elemento figurativo distinto, centralizado, da mesma tonalidade dourada polida do trompete. Descrevendo a ocupação das secções da esquerda para a direita:
1 - Na primeira repartição está representada uma figura semelhante a um saco de farinha cheio, com as pontas retorcidas e com um rótulo quadrado, cujas inscrições são ilegíveis.
2 - Na segunda repartição está visível uma pomba de asas abertas com o corpo direcionado para a direita, com uma bola escura presa nas patas
3 - Na terceira repartição desenha-se uma baleia orientada para a direita
4 - Na quarta secção centralizou-se uma guitarra clássica, de vista frontal, mas de corpo deitado
5 - Na quinta secção uma nota de um dólar encontra-se sobreposta sobre uma outra nota
6 - Na última secção está desenhada uma cabeça negra de um boi, orientada para a esquerda. Dois longos cornos claros, pontiagudos e verticais destacam-se, bem como o focinho claro.
 

Related people
Related places

Collections
Gravura

+info