Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Portrait de jeune femme

Pintura

ID: MusA-28
Data:
1943 (criação)
Medidas:
64 cm;54 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
Busto de uma mulher jovem, de cabelo castanho, ondulado e apanhado numa popa presa ao nível da nuca. A mulher caucasiana está colocada de frente, ligeiramente adiantada para a direita com o ombro direito encostado a uma coluna vertical de tonalidade ocre, coincidente com o limite esquerdo da tela. Ela veste uma blusa de mangas compridas e gola redonda, abotoada até ao pescoço. De cor azul escura, a blusa é lisa nas mangas mas decorada de um pardrão florido garrido em vermelho e amarelo torrado, ponteado pelas folhas azul água quer na gola quer no peitilho. É ainda possível vislumbrar um pouco do joelho coberto pelo tecido azul violeta da saia. 
A mulher tem o semblante sério e o olhar azul, fixo num ponto à direita. As sobrancelhas são finas e bem arqueadas seguindo a extensão do olho. Os lábios são grossos e vermelhos. O nariz é pequeno e redondo e as orelhas descobertas sobressaiem do cabelo preso.
O fundo é manchado a azul sem rigor, denotando um certo descuro pela ausência de uniformização da cor. A regra do "gordo sobre magro" não foi respeitada na íntegra pela pintora que se concentrou essencialmente no busto da mulher. Á direita um conjunto de símbolos brancos quebram o fundo azul.
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e apaixonante e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places

Collections
Pintura

+info