Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-494

Medidas:
76 cm;56 cm (altura;largura) Gravura sobre acrílica a 3 cores e relevo (técnica)
Descrição:
Janela manuelina em relevo por onde é possível avistar o contorno de um castelo amuralhado de cor plana.
Num primeiro plano, é dado destaque à janela. Sem cor, ela é projetada através do relevo e da sua estrutura retangular que se prolonga verticalmente até afunilar superiormente. Forma aí um pequeno gargalo decorado com quatro pétalas recurvadas para baixo onde repousa uma rolha florida que culmina com um estigma alongado. O contorno da janela é todo ele retorcido lembrando cordas de navios. Dividindo-a em duas partes iguais verticais, encontra-se colocada, ao centro, também em relevo, uma coluna semelhante a um pelourinho, com um pé largo, na base, e no cume, elevada até à zona interna do gargalo, uma roda que sustenta quatro raios.
Num segundo plano, junto à base da janela, vê-se em duas "tranches" sucessivas saturadas, o contorno irregular de colorações planas a verde, fazendo alusão à vegetação.
A ilusão do afastamento na paisagem é também dada por um intervalo entre o contorno do castelo amuralhado e as manchas verdes. Atravessando horizontalmente a gravura, a mancha violeta escura do castelo quebra a neutralidade da obra e confere-lhe profundidade.

Related people CABÉ (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info