Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Les acrobates

Pintura

ID: MusA-64
Data:
1943 (criação)
Medidas:
65 cm;49 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
Ambiente passado num espetáculo de circo onde um par de acrobatas se encontram a atuar. O homem suporta, de postura hirta e de cabeça erguida, o peso da sua parceira, com o braço esquerdo. Sustenta-lhe a perna direita sobre o ombro esquerdo e a outra perna apoiada apenas com a mão esquerda erguida. 
Centrados no quadro, os acrobatas apropriam-se do espaço através da sua proporção e dimensionamento, da luminosidade cromática e do dinamismo da ação desempenhada. Vestidos de fato de banho amarelo, os acrobatas contrastam com o ambiente mais sombrio do circo e das restantes figuras humanas.
O canto inferior direito é ocupado por um semi-corpo cinzento indefinido, equilibrado sobre duas patas. 
O segundo plano culmina com o limite da pista circular bordeaux. Distribuem-se à esquerda um conjunto de palhaços, com especial destaque para o palhaço pierrot, de fato azul e chapéu cónico branco. À direita um elemento feminino aguarda, de braços cruzados, de vestido curto verde água e atrás, mais afasto, o apresentador, vestido de fraque preto, observa a atuação. 
O terceiro plano desdobra-se em duas metades. A metade esquerda representa as bancadas e o público. A perceção do mesmo não é nítida, configurada longitudinalmente através de filas sobrepostas, com manchas castanhas claras representando rostos do público. Os mesmos sobressaiem das bancadas castanhas escuras representando o fundo do circo. Na metade direita é representada a entrada da pista em forma de uma moldura grossa em tom castanho. 
A aplicação cromática é feita através de pinceladas rápidas e largas. O todo aparenta a reconstituição memorizada de um momento passado, refletido quer pela diversidade de elementos figurativos em ação, quer ainda pela mancha das cores e pela abstração do rigor no traço. 
A temática do circo é retratada nos quadros "Les acrobates" (UA-HB-P-37) e "Clown et trapèzistes" (UA-HB-P-6). Existem elementos figurativos comuns em ambos os quadros, deixando perceber que o espetáculo em causa é idêntico. São disso exemplos o ângulo de visão sobre a atuação e as bancadas, a moldura quadrangular que serve de abertura para a pista circular bordeaux, a presença do palhaço pierrot com o seu chapéu cónico branco e o apresentador de fraque preto.
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places

Collections
Pintura

+info