Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Série Mulheres de trabalho

Gravura

ID: MusA-594

Medidas:
56 cm;76 cm (altura;largura) Litografia a 1 cor (técnica)
Descrição:
Duas mulheres do povo estão desenhadas de pé, com os contornos finos a preto, sobre fundo coincidente com a cor base da gravura. Foi traçada uma moldura horizontal, a traço preto, irregularmente sombreada nos cantos. As figuras femininas estão centradas na obra, paralelas entre si. Ambas vestem roupa simples, sem adornos.
A mulher da esquerda está colocada frontalmente, pernas juntas, braços caídos. Tem a cabeça coberta por um lenço que lhe cai sobre os ombros. No braço esquerdo segura um volume bojudo. Usa um vestido de gola subida e de manga comprida, que lhe chega até aos joelhos. Calça umas meias altas e nos pés uns sapatos pretos rasos.
A mulher da direita está de perfil, de rosto e corpo virados para a esquerda, observando a sua parceira. Mantém, ela também, as pernas juntas e os braços caídos, mas contrariamente à primeira mulher, as suas mãos estão livres. Á cabeça sustém o peso de uma cesta preta, de abas. Tem vestido um casaco curto e uma saia que lhe chega pelos joelhos. Nos pés calça uns sapatos rasos.

Related people Nikias Skapinakis (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info