Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Gravura II

Gravura

ID: MusA-648

Medidas:
40 cm;53 cm (altura;largura)
Descrição:
Apresentação do biplano flyer, em 1903, a um agrupamento de homens enchapelados, de guarda chuvas abertos. Concentrados à esquerda e em planos sequenciais está representado, de costas, o público masculino. Cada homem está enchapelado por chapéus de coco ou por chapéus altos e o pescoço adornado por um colarinho branco, alto e largo. As cabeças são circulares sem cabelo. Os homens vestem capas retas escuras que lhe caiem pelos ombros até aos pés. Do lado oposto da gravura, junto à base, está representada uma pista sobre a qual a estrutura branca do biplano flyer se encontra inclinada, quase na vertical. Em terceiro plano desenha-se a silhueta de quatro homens de pé, junto ao avião enquanto que, à esquerda e em segundo plano, outro homem corre de braços erguidos e chapéu solto, rumo ao biplano.
O fundo da gravura divide-se horizontalmente em 3 faixas de degradés cinzentos. A faixa de topo é adornada de traços horizontais assimétricos, descontinuados e tonalizados a cinzento-escuro sobre fundo cinza claro.
A faixa central é uniformemente sombreada a cinzento-escuro e a faixa inferior tem assinalado, a marca de água branca, pousada horizontalmente sobre a base da gravura, a estrutura de uma construção alongada semelhante a um entreposto. Ela separa o público de homens de guarda-chuvas abertos representado à esquerda, do biplano tombado à direita.

Related people João Abel Manta (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info