Lima de Freitas

About
Nasceu em Setubal, em 1927 e faleceu em Lisboa em 1998. Vive em Setúbal e Évora ma acaba por instalar-se em Lisboa com intenção de frequentar o curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes. Considerado por muitos um “Artista Total”, com um importante percurso criativo e humanista na cultura portuguesa contemporânea: pintor, ilustrador, ensaísta e brilhante investigador. Realiza numerosas exposições individuais, aparecendo junto dos neo-realistas. Cenas de camponeses e paisagens do Alentejo são os motivos iniciais do seu neo-realismo dos anos 40. A partir dos anos 50, os motivos são imaginados, intensificando a denuncia da guerra através da representação de monstros armados.
Dessolidariza-se contudo das ideologias partidárias e passa a definir-se por "uma contínua investigação do tema, um realismo simultaneamente voltado para o social e alimentado pelo inconsciente" segundo as suas próprias palavras. O estudo da alquimia e da história das ciências ocultas passa a constituir, já nos anos 70 e 80, a motivação do seu realismo fantástico.
Foi membro fundador da CIRET em Paris, a partir de 1992 da Comissão Consultiva junto da UNESCO para a transciplinaridade. Foi ainda Cavaleiro da Ordem du Mèrite, França. É autor de ensaios e livros sobre temas de semiótica visual, estética e simbologia, bem como de de inúmeros escritos sobre arte. Participou em inúmeras exposições em vários países e realizou mostras individuais sobretudo em Lisboa, Porto, Setúbal, Paris, Londres, Varsóvia, Aarhus e Copenhaga. Encontra-se representado em numerosas coleções particulares e museus, em Portugal e numa dezena de países estrangeiros.