Eduardo Nery

About
Eduardo José Nery de Oliveira nasceu na Figueira da Foz em 1938. Depois de uma diversidade prática de desenho e gravura, começa a notabilizar-se nos anos 60 com a prática da pintura abstrata geométrica, que explora os efeitos óticos violentos a partir de 1965.
Simultaneamente a esta pintura op, Eduardo Nery realizava montagens de objetos, que eram geralmente formas geométricas simples, como os cubos, que podiam ser combinados livremente pelos espetadores. Esta prática rigorosa e esta atenção ao comportamento do público permitiram descobrir uma das suas vocações mais fortes: a vocação para a integração das artes.
Entretanto, a sua pintura aceitou o gosto pop. As formas geométricas passaram a servir para referenciar elementos arquitetónicos, mantendo inicialmente o espaço abstrato, ou indefinido, em cores azuis. Arquiteturas desenhadas nos compêndios de design pareciam flutuar, alheias à força da gravidade. Esta fixidez foi depois contrariada por uma renovação do cinetismo virtual, por vezes com efeito humorístico.
O gosto pela imagem imediatamente formativa e informativa dos compêndios tornou-se mais poeticamente refinado quando Nery passou a usar fotografias e reproduções. Primeiro, com efeito humorístico, contestatário mesmo. Nery também procurou criar rêveries, com nus de Ingres em praias portuguesas, ou até atingir o limiar do fantástico, optando por pintores com essa carga cultural, como um Blake ou um De Chirico, e introduzindo elementos figurativos explanadores do mistério daqueles génios.