Teresa Sousa

About
Teresa Sousa nasce em Lisboa, a 21 de dezembro 1928. Após os estudos liceais, iniciou, na ESBAL (Escola Superior de Belas Artes de Lisboa), o curso superior de pintura, que terminou em 1954. Durante a frequência do curso, foram-lhe atribuídos os prémios “Constantino Fernandes”, “Ferreira Chaves” e “Lupi”. Uma das suas primeiras exposições foi em 1953, no Salão da Jovem Pintura (Lisboa, Galeria de Março).
Em 1955, juntamente com os seus colegas Lourdes Castro, José Escada, e Cruz de Carvalho, seu futuro marido, inaugurou a Galeria Pórtico. Em simultâneo, e com estes artistas, dinamizou, no Museu Nacional de Arte Antiga, a exposição “Estudos sobre um tema de pintura”.
Ainda em 1955, esteve em Paris, como bolseira do Instituto de Alta Cultura (atualmente Instituto Camões), onde, no atelier de Stanley William Hayter, e sob a orientação deste, estudou e trabalhou em gravura.
Casou-se em 1957 com o designer José Maria Cruz de Carvalho. Nesse ano fez a sua única exposição individual, tendo ainda participado na I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Gulbenkian, onde foi distinguida com o prémio de gravura. Ainda em 1957 esteve representada na I Bienal Internacional de Gravura, em Tóquio, e venceu o concurso para a capa do Guia Turístico do SNI (Secretariado Nacional de Informação).
Em 1958, participou na 5ª exposição “Bianco e Nero”, em Lugano, integrou a Missão Cultural Artística Portuguesa que visitou a Expo 58  (Bruxelas), e organizou a exposição de trabalhos das suas alunas “O branco, o preto e as cores”. Um dos seus alunos é o internacionalmente e reconhecido artista plástico português José de Guimarães.
Em 1959 recebeu o prémio Domingos Sequeira no I Salão dos Novíssimos e esteve representada pela primeira vez na Exposição Internacional Feminina do Museu de Arte Moderna de Paris. Em 1961 foi-lhe atribuído o 2º prémio de pintura da Exposição Antoniana do Estoril. Sem nada que o fizesse prever, faleceu no dia 6 de janeiro de 1962.