Espiga Pinto

About
Espiga Pinto nasceu em Vila Viçosa no ano de 1940. Pertence à terceira geração de artistas modernistas portugueses. Realizou o Bacharelato em Escultura - ESBAL, entre 1957 e 1960. Desde 1955, data da primeira exposição individual, realizou cerca de setenta exposições individuais, entre desenho, gravura, pintura, escultura e intervenções no espaço urbano. Participou em exposições coletivas em Portugal, Espanha, França, Inglaterra. A nível de obra gráfica, editou variadas gravuras e serigrafias pela Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, pela Kompass Internacional, Cooperativa Árvore, Galeria Triângulo 48, Centro Português de Serigrafia e Edições de Autor. Entre 1979 e 1987 foi professor de Desenho no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE) e Académico da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa. Ganhou vários prémios em áreas distintas, entre os quais se destaca em 2000, o Prémio Coty – Coin of the Year, atribuido nos EUA.
São várias as esculturas que tem em espaços públicos e as suas obras estão presentes nas coleções de vários Museus, como por exemplo CAM - Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Museu de Arte Contemporânea, Lisboa, Museu de Desenho, Estremoz, Museu de Évora, Museu de Arte Contemporânea Diogo Gonçalves, Portimão.
Surge na sua obra a inserção de elementos geométricos, significando Mapas Memoriais, estudos que aprofundam a geometria.  
A maior parte dos seus trabalhos escultóricos, de inclinação figurativa, está circunscrita a um clima alentejano, que vem da sua infância, ao qual o escultor está ligado. Faz uma aplicação acertada entre uma figuração dos elementos compósitos e uma gramática inteiramente geométrica.
Faleceu no Porto a 1 de outubro de 2014.