Garizo do Carmo

About
Nasceu em Lisboa em 1927. É um artista internacionalmente reconhecido. Entre 1944 e 1948 frequentou o Curso de Arquitetura. Na área da formação em pintura fez parte do “Grupo dos Independentes” no Porto, expondo juntamente com Fernando Lanhas e Júlio Resende, no primeiro Salão de Arte Abstrata e Independente. Entre 1948 e 1954, frequentou as Escolas de Belas Artes de Toulouse, Grenoble, a Escola de Paris Ateliers Zavaoni, bem como a Grande Chaumière. Em Paris, montou uma oficina de cerâmica para residentes estrangeiros.
Obtém uma Bolsa de Estudo do Governo Francês, trabalhando durante dois anos a Manufacture Nationale de Sèvres. Dedica-se às Artes Gráficas, trabalhando em cartazes, como “free lancer” ombreando com Colin Savignac.
Retorna a Portugal em 1954 e expõe individualmente cerâmicas na S.N.B.A. e cartazes na, hoje extinta, Galeria Artes e Letras. Dirige uma secção de cerâmicas artísticas na Fábrica de Sacavém, onde realiza diversos “cartões” de Ribeiro de Paiva e um grande mural para o Cinema S. Jorge na cidade da Beira.
Regressa a Moçambique em 1956. Na cidade da Beira, trabalha nas áreas da arquitetura, decoração, pintura, escultura e artes gráficas, deixando numerosos trabalhos em Manica e Zambézia. Em 1962, radicou-se em Lourenço Marques e começou a trabalhar como jornalista. Em 1964 ganhou a execução de um grande painel mural no BNU.
Entre 1970/1972 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Frequenta então o “Post-Graduate Course” de Gravura e Artes Gráficas e Fotografia na Slade School (London University College) sob o ensino de Anthony Gros e Bartolomeu Cid.
Foi bolseiro do Governo Polaco em Varsóvia 1979-1980 em Artes Gráficas, tendo trabalhado com Hendrik Tomaszewsky, Urbvaniec, Kotarbinski e Wassilewski e ainda, no ano 1985, bolseiro em fotografia, em Manchester e em Londres. No ano seguinte foi convidado pelo Instituto Education da University of London, a expor na Galeria Logan, por ocasião dos 600 anos da aliança luso-britânica.
Foi ainda professor do quadro, regendo no Ensino Técnico Profissional e Artes Decorativas (Artes Visuais), na Escola António Arroio.
Expôs individualmente em Paris, Porto, Lisboa, Estoril, Beira, Lourenço Marques, Johannesburg e Durban e realizou exposições coletivas de pintura, gravura e cerâmica, fotografia e cartaz no Porto, Lisboa, Lourenço Marques, Madrid, Paris, Roma, Brasil, Jugoslávia, Bulgária, Roménia, Estoril e Cascais. Participou nas bienais de S. Paulo, Lathen, Varsóvia, Belgrado, Brno, Califórnia, Cerveira, Yokohama (Japão) e Vancouver (Canadá).