Gabriela Oliveira

About
Gabriela Oliveira nasceu em 1953. Iniciou o seu percurso artístico, em 1971, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa onde se licenciou em escultura. Em 1975, abraça também a gravura e a pintura. A partir de então a sua carreira como artista plástica sofre uma grande transformação, contando, até à data, com inúmeras exposições dos seus trabalhos das quais se destaca a sua maior mostra individual realizada no Convento dos Loios em Santa Maria da Feira, onde expôs pintura e escultura em pedra e em madeira de castanho (conjunto de sete peças com 1 metro de altura aproximadamente).
A forma dos seus trabalhos desenvolve-se a partir "da emoção” e da espontaneidade. São pois, segundo Gabriela, “instantâneos". "Não existem ideias pré concebidas para as suas criações", pois o racionalismo e a época de representar trabalhos mais figurativos nos quais gostava de contar uma história, passagens da sua vida íntima e algumas situações pessoais, já passaram. Agora, assumindo uma atitude "despreocupada", deixa simplesmente "sair cá para fora aquilo que sente".
Os materiais mais utilizados nas suas obras são maioritariamente as matrizes, as tintas e os papéis, e, por vezes, também as telas, a fotografia e o vídeo.