Guilherme Barbosa

About
Guilherme Barbosa foi violista durante as primeiras décadas do século XX, no âmbito da Canção de Coimbra.
Terá feito parte de um lote de excelentes violistas da “geração de oiro” de Coimbra – Portugal, de entre os quais estariam também Mário Fonseca e Laurénio Tavares.
Gravou com Artur Paredes e Afonso de Sousa todos os discos de Paredes enquanto solista para a His Master's Voice.
Em 1929, deslocou-se a Sevilha – Espanha, no âmbito da Exposição Ibero-Americana, e atuou na inauguração do Pavilhão de Portugal, com a Embaixada Artística da Academia de Coimbra. Esta contava, para o evento, com Artur Paredes, guitarra de Coimbra; Afonso de Sousa, guitarra de Coimbra; Guilherme Barbosa, viola; e António Menano, voz, como restantes elementos.  
Consta que, na década de 30, terá estado envolvido na organização Fado Académico de Coimbra, que esteve em funcionamento entre 1930 e 1938 e que, posteriormente, viria a dar origem ao Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra.
 
Ref. bib.
Correia, A. R. (2014). Do Choupal até à Lapa: Etnografia do constructo da Canção de Coimbra. Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Retrieved from https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=17&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiB17DCrtPbAhVGOxQKHYEODw8QFghwMBA&url=https://run.unl.pt/bitstream/10362/14778/1/TESE FINAL.pdf&usg=AOvVaw3KwSfhzApdDTrI-kmGNy8h
Inácio, M. M. (2013). Edmundo de Bettencourt. Retrieved from http://guitarradecoimbra4.blogspot.com/2013/02/edmundo-de-bettencourt.html
Vernon, P. (1998). A history of the portuguese fado. Aldershot: Ashgate.