José Penicheiro

About
Nasceu na aldeia beirã de Candosa, Tábua, em 1921 e morreu a 15 de março 2014. Passa a juventude na Figueira da Foz. Inicia a carreira artística como caricaturista e ilustrador. Colabora nos Jornais do Porto, Lisboa e Província, que publicam os seus cartoons de humor.
Criador de uma expressão plástica original (boneco em madeira), a que chama de Caricatura em Volume. São figuras inspiradas nas gentes de rua, do mar, do campo, da sociedade da época. Inicia o seu ciclo de exposições, nesta modalidade, no Casino Peninsular da Figueira Foz obtendo assinalável êxito.
Autor de diversos painéis e murais dispersos pelo País. Efetua viagens de estudo a Museus e Galerias de Madrid, Paris, Zurique e Munique. Funda o Círculo de Artes Plásticas "0 Aveiro/Arte”.
Nos finais de 70 passa a dedicar-se exclusivamente à pintura.
Com largas dezenas de exposições individuais por Portugal, expôs em várias coletivas de quase todo o Mundo, desde Espanha ao Canadá, dos Estados Unidos ao Brasil, França e Luxemburgo, etc.
A pintura de Zé Penicheiro afirma-se como um fascinante exercício de rigor, equilíbrio, contenção e expressividade.
Nunca o geometrismo das suas composições está inquinado por uma visão esquematizadora ou redutora, friamente académica ou superficialmente decorativista.
Muito pelo contrário: aí culmina uma busca exigente e constante de captação do essencial, aí se exprime um olhar agudo, depurado e depurador. Ao serviço desta opção estética, refinando-a e acentuando-a, uma paleta de grande sobriedade, de onde o artista extrai matizes e efeitos surpreendentes (Fernando Fausto Almeida)

Prémios - Muitos, e variados, com destaque para: Homenagem do Rotary Club da Figueira da Foz; 1º Prémio da Câmara.Municipal de Lisboa com A Casa dos Bicos; Homenagem do Lions Clube F.Foz; Medalha de Mérito da Cidade da Figueira da Foz; Homenagem Amadora/Cartoon 99.