José Emídio

About
Nasceu em Matosinhos, a 7 de Maio de 1956.
Diplomou-se em Artes Plásticas pela ESBAP (Escola de Belas-Artes do Porto) em 1981.
Professor efetivo do ensino secundário desde 1979, na Escola Secundária da Trofa, tendo sucessivamente lecionado nas escolas secundárias de Paços de Ferreira onde realizou o seu Estágio Pedagógico e na Escola Secundária Serafim Leite onde finalmente se radicou em termos de docência. No ano 2000 interrompe a actividade letiva, através de uma licença sem vencimento.
No ano de 1982 é convidado a lecionar na Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore, hoje atual E.S.A.P. (Escola Superior Artística do Porto), tendo desempenhado essas funções até 1996. Este trajeto no ensino superior, caracterizou-se pela acompanhamento  pessoal e profissional, do grande mestre e amigo, Rolando Sá Nogueira. Atualmente mantém suspensa esta actividade, em regime de licença sem vencimento e por tempo indeterminado.
Foi professor do Ensino Superior, no Curso Superior de Desenho da ESAP de 1982 a 1997;
Presidente da Direcção da Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto – CESAP, desde Janeiro de 1991, a Fevereiro de 1997 (dois mandatos);
Director da Árvore Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL, na qualidade de vogal da Direcção, desde 1989 e é actualmente Vice-presidente da  Direcção da Cooperativa.
Mantém desde 1998 o cargo de Director das Oficinas de Cerâmica, Fotografia, Gravura, Litografia e Serigrafia da ÁRVORE.