Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Moulin en Algarve

Pintura

ID: MusA-80
Data:
1941 (criação)
Medidas:
31 cm;38 cm (altura;largura) Óleo sobre madeira (técnica)
Descrição:
Paisagem rural algarvia onde se avista o típico moinho de vento, a casa caiada e o ondulado suave da planície. 
A vegetação é rasteira salpicando a terra argilosa.
Arbustos sucedem-se em sucessivos planos até alcançar um moinho de vento. Á esquerda erguem-se as velas de lona e à direita uma casa típica caiada com o telhado castanho, próprio do uso de telhas mouras. Ambas as construções dão equilíbrio à composição pela volumetria e pelo preenchimento do espaço, o qual não se verifica na metade inferior da obra preenchida apenas pelo solo argiloso e pela vegetação. 
Junto ao moinho de vento uma figura humana pintada a preto é precetível, adornada com um chapéu. Localiza-se junto à porta. No centro, outra figura, sentada no dorso de um animal dirige-se para a casa. Um muro alto encabeça-a, separando-o do moinho.
Num terceiro plano avista-se a planície algarvia, despormenorizado, apenas pintado de azul rato e uma alargada faixa de céu nublado.
O moinho é um elemento pictórico característico da paisagem algarvia, o qual  Hélène de Beauvoir faz questão de representar em várias telas. É possível evidenciá-los nos obras "Pêcheurs et filets" (UA-HB-P-1); "Vue générale d'Albufeira" (UA-HB-P-23) e "Le vendeur de pastèques" (UA-HB-P-38)
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e apaixonante e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places Faro (criação)

Collections
Pintura

+info