Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Beatriz Costa

Guarda-joias

ID: MusA-10
Data:
1990-1999 (manufaturação)
Medidas:
6 cm;6 cm;6 cm (altura;largura;comprimento)
Inf. tec.:
Madeiras de olho-de-perdiz e sicómero. (matéria)
Madeira (suporte)
Descrição:
Este guarda-jóias foi construído na década dos anos 90, do século 20, com madeiras nobres, de olho -de-perdiz, folha de sicómero tingida a vermelho e decorada com esfinges de Beatriz Costa e na outra face, com "lençóis da Aldeia da Roupa Branca". O  autor designou-a por "Beatriz Costa" porque o design da caixa retrata de uma forma estilizada a atriz carismática, cujo estado de alma era representado pela alegria e os "lençóis" o filme da Aldeia de Roupa Branca no qual fez parte do elenco, prestando-lhe deste modo uma homenagem.  A actriz era conhecida pessoalmente pelo autor. A peça é essencialmente decorativa, no entanto, o seu cariz é utilitário, servindo portanto, como guarda-jóias.

Beatriz da Conceição, mais conhecida pelo seu pseudónimo Beatriz Costa, nasceu em Lisboa, em 1907, e faleceu em 1996. Atriz de teatro e de cinema, Beatriz Costa foi considerada um ícone da cultura popular portuguesa. Participou em diversos filmes portugueses, como a “Aldeia da Roupa Branca” e a “A Canção de Lisboa”, e em teatro de revista. No filme “A Canção de Lisboa “ teve grande sucesso no papel imortalizado da “menina Alice”, filha António Silva, também um artista português muito conceituado. Ainda neste filme, onde é notada pela sua voz “esganiçada”, interpretou algumas canções, como “Arre burro”, “O vinho é foguete”, “A cachopa não é sopa” e “Fado do 17”.
Na sua imagem destaca-se um corte de cabelo muito próprio, que manteve ao longo de quase toda a vida e que fica também imortalizado neste Guarda-jóias.
Afastou-se dos palcos no início de 1960, tendo-se dedicado a outras actividades, como viajar e escrever.
 
História/origem:
O guarda-jóias "Beatriz Costa"  faz parte integrante da coleção dos 81 guarda-jóias, doada à Universidade de Aveiro pelo Sr. Eng.º Joaquim Domingos Capela em Dezembro de 2013.
Related people Eng. Joaquim Domingos Capela (artesão)
Related places S. Felix da Marinha (centro de fabrico)

Collections
Guarda-jóias

+info
Beatriz Costa : 1907-1996
Aldeia da roupa branca