Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Portugaise lavant son linge dans la cour

Pintura

ID: MusA-13
Data:
1942 (criação)
Medidas:
53 cm;64 cm ( ; ) Óleo sobre Tela (técnica)
Descrição:
O quadro de género figurativo retrata uma mulher a lavar a roupa num pátio onde contiguamente ao lavadouro existe um galinheiro e algumas floreiras térreas. Serve-lhes de suporte frontal uma parede caiada que atravessa a totalidade do quadro e o chão do pátio evidencia mosaicos argilosos. 
A mulher idosa, de costas viradas e cabelos apanhados brancos, vestida de negro, com um avental azul e braços descobertos, segura uma peça de roupa branca nas mãos. Debruçada sobre o lavadouro, em frente à parede caiada, constitui o elemento figurativo mais à esquerda do quadro. 
O galinheiro cuja estrutura faz lembrar dois paralelipípedos sobrepostos é o elemento figurativo central do quadro, o qual se evidencia pelo seu dimensionamento. Com teto de colmo e uma estrutura frágil de paús de madeira, o galinheiro, onde se encontram três galinhas, repousa sobre outra estrutura forte de betão, de maiores dimensões, também ela de formato paralelipípeda. Aí encontram-se pousados, à direita, dois regadores azuis com flores. Nasce aí, entre estes últimos, um tronco de árvore que se eleva até se perder por cima do galinheiro. Defronte ao galinheiro, um bloco paralelepípedo também de betão, de menor dimensão, repousa sobre o chão, decorado com dois vasos de flores frondosas de cor lilás e sépia.
No canto inferior direito e colocado no chão, uma floreira em formato de banheira cor de latão, é colorida a telha e ocre por hortências.
A composição carece de rigor no traço, o qual é obtido no seu todo pela fluidez de pinceladas largas e o contraste de volumetrias pela presença de mancha claro / escuro.
Na sua biografia a pintora descreve, durante a sua estadia em Portugal, a casa onde viveu em Faro e o pátio florido de paredes caiadas, onde a sua ex-senhoria lavava e estendia a roupa. Esta descrição leva a crer que Hélène de Beauvoir retratou essa cena em "Portugaise lavant son linge dans la cour" (UA-HB-P-3).
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e romântico e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places Faro (criação)

Collections
Pintura

+info