Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Viola dedilhada, romântica

Cordofone

ID: MusA-1420
Data:
1999 (fabrico)
Medidas:
93 cm;63 cm (comprimento;comprimento da corda)
Inf. tecnica:
Madeiras de ácer, pinho dos Alpes, mógno e ébano.;Madeira.;Fundo e ilhargas em ácer ondulado, tampo em pinho dos AQlpes, braço em mogno, escala em ébano. verniz de óleo de linhaça.;Mi - Lá - Ré - Sol - Si - Mi
Descrição:
É um cordofone em forma de 8, de grande popularidade, e talvez aquele que mais transformações estruturais e acústicas sofreu até aos dias de hoje.
À “guitarra latina” (vocabulário espanhol), mencionada nas Cantigas de Sta. Maria de Afonso X, o Sábio, rei de Leão e Castela (séc. XIII), sucedem a viola de quatro ordens de cordas duplas (séc. XV e XVI), a viola de cinco ordens de cordas duplas – viola barroca (meados do séc. XVI a fins do séc. XVIII) -, a viola de seis ordens (com vida curta), a viola de 6 cordas simples – viola romântica (fins do séc. XVIII) – e, finalmente, a viola “moderna”.
Uma das mudanças estruturais mais marcantes é a evolução da forma e das dimensões da caixa harmónica. A viola barroca é estreita e alongada; a romântica é mais cintada e a “moderna” é de maiores dimensões e volume.
A mais revolucionária das transformações sofridas pela viola é a substituição das barras transversais apoiadas, coladas no interior do tampo, na zona do cavalete, por um sistema de sete barras (1790), sem apoio, coladas na zona do cavalete e dispostas em leque, divergentes para baixo.
Esta alteração conferiu ao tampo maior liberdade de vibração e, portanto, maior intensidade sonora.
O famoso violeiro espanhol António Torres (1817-1892), de Almeria, levou a cabo diversas experiências em colaboração com grandes instrumentistas espanhóis, criando, se assim se pode dizer, a viola padrão, referência nos dias de hoje.
Nota: A viola dedilhada é também conhecida como guitarra clássica, viola-francesa e violão.
História/origem:
Construído em 1999 por Joaquim Domingos Capela em homenagem a Nicolau Paganini e Heitor Berlioz.
Related people Eng. Joaquim Domingos Capela (violeiro)
Related places S. Felix da Marinha (centro de fabrico)

Collections
Instrumentos musicais

+info