Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Animatógrafo

Gravura

ID: MusA-362
Data:
1981 (criação)
Medidas:
76 cm;58 cm (altura;largura) Calcografia a 2 cores (técnica)
Descrição:
Gravura abstrata composta por duas seções retangulares, de alturas diferentes mas com o mesmo comprimento, separadas entre si por um traço branco. O retângulo inferior repousa ao nível da base da gravura.
Sobressai, a ocupar a metade superior da gravura, uma forma esférica de tonalidade quente, avermelhada e sombreada a castanho. A restante obra é predominantemente cinzenta. Segue, abaixo da esfera "quente", uma composição que se assemelha a uma tela de proteção de lareira. É retratado, a cinza claro e a meio da base do retângulo, um género de flor-de-lis, com pés laterais recurvados interiormente. Ela está enquadrada dentro de uma moldura decorada com elementos rústicos e, na parte superior, com folhas de acanto colocadas em formato de livro aberto. Em segundo plano foi colocada uma grelha com trama cerrada.
Lateralmente são visíveis duas colunas verticais. À direita, a coluna assemelha-se a uma cabeça de felino frontal e cortada verticalmente.
Entre a proteção de lareira e o traço preto convexo que acompanha a esfera avermelhada está demarcada uma área cinzenta, delineada a preto, que se afunila para o centro da gravura, em formato de rabo de peixe. 

Related people Ilda Reis (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info