Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Nuclear

Gravura

ID: MusA-363
Data:
1981 (criação)
Medidas:
96 cm;60 cm (altura;largura) Água-forte e água-tinta a 3 cores (técnica)
Descrição:
Composição abstrata de fundo preto constituída por dois elementos gráficos que rompem estruturalmente entre si: um primeiro elemento vertical, semelhante a um cogumelo, e um segundo elemento horizontal que corta o primeiro em todo o seu comprimento.
O primeiro elemento, com uma cabeça nodosa, semelhante a de um cogumelo de campânula oca, com tronco hirto e pé bojudo, ocupa toda a extensão vertical da gravura. É decorado em degradés de azul, com motivos semelhantes a populações de medusas, que condensadas em toda a metade direita deixam alguns tentáculos à deriva. Há uma deformação dos corpos das medusas à medida que elas se fundem umas nas outras, mantendo-se a diafanidade e luminosidade.
O centro da gravura é ocupado por uma faixa horizontal castanha clara texturada. Em planos sucessivos gera-se desde o canto superior esquerdo até meio da faixa, uma fila desordenada de formigas, presa numa tempestade de areia. O contorno de cada inseto é feito a castanho escuro com uma tonalidade arenosa. Apenas as duas formigas centrais, em primeiro plano, estão revestidas de pequenas manchas conferindo-lhe volumetria e textura.
A faixa castanha serve de suporte ao cogumelo, encontrando-se este suspenso e preso pelo tronco através de uma fenda da faixa que o segura. Por baixo desta é visível o pé bojudo decorado por uma condensação de medusas.

Related people Ilda Reis (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info