Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-369

Medidas:
52 cm;76 cm (altura;largura) Litografia a 1 cor (técnica)
Descrição:
Corpo deitado no chão, cercado por um muro circular baixo, localizado numa planície aberta, com vegetação rasteira e com raras árvores solitárias. A solidão é um elemento visível na obra pela ausência de edificado e de elementos humanos. Também a ausência de moldura da gravura aumenta a profundidade do horizonte dando uma sensação de imensidão e intensificando o sentimento de solidão. 
O único elemento figurativo, localizado em primeiro plano, no centro da peça, é o corpo que subsiste, de costas, com os pés colocados para a esquerda e a cabeça para a direita. Coberto de andrajos nos membros inferiores, deixa a descoberto os pés nus. A perna esquerda, recolhida, repousa sobre a perna direita e o braço direito esticado, único visível, sustenta a cabeça, a qual parece decepada devido à sua deslocação relativamente ao tronco. A mão direita, inerte e iluminada, extravasa o cabelo preto.
Curiosamente a luz é distribuída de forma heterogénea sobre o corpo. Os membros inferiores são visíveis, pormenorizados, quase ofuscados pelo excesso de luminosidade, contrastando com os membros superiores e a zona da cabeça que se tornam imperceptíveis pela predominância da sombra. 

Related people Lourdes Leite (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info