Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-424

Medidas:
70 cm;52 cm (altura;largura) Serigrafia a 4 cores (técnica)
Descrição:
Abordagem metafísica de um espaço cuja colocação vertical de seis mosaicos quadrados é feita segundo a configuração de 2 por 3. É representado um corredor verde frontal, pavimentado a xadrez verde e azul cerúleo manchado a branco, que desemboca num abertura verde escura.
Emília Nadal tenta assim reinventar um espaço com cores planas, regido pelas leis da perspetiva e invadido ao bom modo magritteano, por imagens de um subconsciente cheio de brilhantes metáforas evocadoras não apenas de ideias pessoais mas, por todo um conjunto de questões colocadas à sociedade.
A gravura parece ter sofrido uma explosão pela colocação dispersa dos elementos figurativos que compõem a serigrafia.
No chão do corredor jaz um morango vermelho e à sua direita duas ervilhas. Uma mancha cobre parcialmente o xadrez do corredor transformando as dalas de cor verdes em tonalidade branca. Flutua, sobre as ervilhas, o número "cinco" pintado a branco e azul.
Uma panorâmica aérea rural, verde e azul, cobre diagonalmente o centro da gravura, prolongando-se até ao lado direito da mesma. São na realidade ilhéus flutuantes, montanhosos e cobertos de pastos com rebanhos de ovelhas, coniventes com um tabuleiro de xadrez branco colocado acima dos mesmos. Está dividido em dezasseis células. A composição é completada por uma caixa de giz, vermelha retangular, colocada, à direita dos ilhéus. "ON" e "OFF" salientam-se, escritos em branco.
Na parede esquerda do corredor está pintado a azul cerúleo e cortado verticalmente meio busto de um homem ao estilo greco-romano. Ele tem a cabeça baixa, o cabelo curto ondulado e farto.
Alguns pedaços de papel multicolores flutuam à volta do meio busto. No canto inferior esquerdo, afixa-se o número dois de tamanho reduzido.
No topo do corredor, em jeito de janela de teto, está representado um retângulo comprido e horizontal.
Uma tampa sobrepõem-se-lhe. Encontra-se curvada para a direita, semelhante a uma abertura de lata de conserva.
A parede fundeira do corredor tem aglomerada no canto superior esquerdo uma sobreposição de nuvens saturadas a verde, azul cerúleo e preto.
Alguns objetos de difícil leitura extravasam o perímetro dos mosaicos, na metade esquerda da serigrafia. 

Related people Emília Nadal (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info