Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Ave

Gravura

ID: MusA-499

Medidas:
76 cm;56 cm (altura;largura) Ponta-seca a 1 cor (técnica)
Descrição:
Conceção parcial de um pássaro, a branco e preto, representado de cabeça para baixo, com asas e penas posteriores abertas. É possível subnivelar o animal em: a) cabeça, b) tronco e c) penas traseiras.
a) A cabeça está desenhada na metade inferior da obra. A cabeça preta, é pequena e subdimensionada relativamente ao resto do corpo. Desenhada de perfil, tem ainda um bico alongado, pontiagudo e preto. O pescoço claro, está esticado e a linha posterior da cabeça orientada para a direita. O olho é preto, circular e de grandes dimensões.
b) O dorso surge como uma mancha negra que cobre a faixa central da gravura, não sendo possível visualizar as extremidades das asas (gravura cortada lateralmente). Não é visualmente percetível a separação entre o dorso e as asas devido à saturação do preto, contudo é reconhecível a expressão do pássaro em posição de voo com as asas abertas.
c) Na metade superior da gravura projetam-se as penas traseiras. Uma primeira fila, associada à extremidade do tronco forma uma zona de transição entre as zonas sombrias. De cor clara, cada pena é bem delineada e decorada superiormente por manchas pretas. As restantes filas de penas, sobrecarregadas de preto, abrem até limitarem superiormente a gravura. Distinguem-se apenas pela presença de alguma rara clareação.

Related people José Faria (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info