Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Un olivier au bord de la mer

Pintura

ID: MusA-42
Data:
1943 (criação)
Medidas:
65 cm;50 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
Paisagem rural com encostas escarpadas de acesso para o mar. O quadro desenvolve-se em três planos, ambos tonalizados em pasteis rosados, verdes e azuis, criados a partir do predomínio da mancha.
O primeiro plano ocorre focalizado na oliveira enquanto elemento pictórico que funciona visualmente isolado.  Este elemento é pintado numerosas vezes por Hélène de Beauvoir em diversas obras, concebendo-o também enquanto objeto de contemplação. Em "Oliviers et cactus" (UA-HB-P-7), "Batteuse et charette" (UA-HB-P-26), "Oliviers au bord de la mer" (UA-HB-P-61), a oliveira surge sempre posicionada da mesma forma, com o tronco dividido em dois grossos ramos e a copa orientada para a direita. Neste caso em particular, a oliveira está destacada quer por estar isolada quer pelo contraste de tonalidade do fundo que permite sobressair o tronco castanho e a copa verde escura.  
Num segundo plano avistam-se, à esquerda, as encostas escarpadas que se projetam sobre o mar de variações azul forte. Alguns pinheiros mansos povoam pontualmente as escarpas em socalcos rosados. 
O último plano, mais afastado, mistura o azul do mar com o azul do céu separados pela linha do horizonte. 
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e apaixonante e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places Faro (criação)

Collections
Pintura

+info